Fornos de Pizza

Receita do Fermento Natural

Levain

  • 50 g de farinha de trigo (uso somente a farinha Renata)
  • 50 g de farinha de trigo integral
  • 75 ml de água (uso mineral)
  1. No primeiro dia, misture tudo em um recipiente vitrificado (vidro, cerâmica etc), usei um vidro com tampa, tipo vidro de palmito grande esterilizado com água fervendo. Após o nascimento não transferi para outra embalagem, continuou no mesmo vidro.

A massa não deve ficar nem muito dura nem muito mole, sua consistência deve se aproximar à de purê de batatas.

  1. Cubra com um pano de prato limpo ou papel absorvente, prenda com um elástico e deixe repousar em local escuro, ventilado, sem barulho ou trepidações.
  2. No segundo dia nada deve ter acontecido.
  3. No terceiro dia em diante, dependendo da região (temperatura) a atividade de micro organismos já pode ter iniciado. Essa atividade pode ser notada com o aparecimento crescente de bolhas de ar na superfície da mistura.
  4. Quando a formação de bolhas for bastante evidente, indica que a mistura já fermentou e deve ser alimentada.
  5. Junte 25 g de farinha de trigo, 25 g de farinha integral e cerca de 35 ml de água. Misture tudo, torne a cobrir o pote e deixe mais 12 horas.
  6. Após as 12 primeiras horas que seguiram desde a primeira alimentação verifique o fermento. Se estiver novamente com bastante bolhas na superfície é hora de alimentar novamente.
  7. Continue alimentando o fermento a cada 12 horas por pelo menos 5 dias.
  8. Após 5 dias alimentando o fermento diariamente, este já tem força e estrutura  e passa a habitar a geladeira.
  9. Alimente o fermento novamente (sempre com a mesma medida indicada de água e farinhas) após o fermento voltar a crescer já pode ser levado a geladeira.
  10. De agora em diante alimente seu fermento 2 vezes por semana seguindo as instruções.
  11. Para alimentar, retira o fermento da geladeira, alimente-o depois de 1 hora e espere 12 horas para retornar a geladeira.
  12. Quando o volume do fermento estiver muito grande, retire 1/3 da mistura (use, dê pra um amigo, ou simplesmente jogue fora).
  13. O ato de retirar uma parte do levain e tornar a alimentá-lo recebe o nome de “refresca”. Sempre que for usar o levain é preciso retira-lo da geladeira, alimentar, e esperar crescer para só então usar.

Obs.:  Após o nascimento do meu fermento, fui substituindo gradualmente a farinha integral pela farinha branca, isto porque, a farinha integral escurecia muito a massa, hoje só alimento com a farinha branca.

Endereço:

Show Room
R. Pirituba, 121 - Praça da Árvore
Cep: 04052-120 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 2578-6711
whatsapp: 11 99938-0730

Horário de Funcionamento:

De segunda à sexta, das 8:00 às 17:00hs.

Aceitamos:

Clique abaixo para simular um parcelamento !

banner_pagseguro

WordPress Corporate Theme Free Download